Nos dias atuais não é nenhum equívoco tratar os escritórios de advocacia como verdadeiras empresas. Nessas condições, assim como nos demais empreendimentos atuantes no mercado, os escritórios devem possuir setores estruturados, como Gestão de Pessoas, Gestão por Processos e Finanças.
 
Contudo, mesmo ciente desta realidade, nem todos os escritórios adotam tais medidas, talvez, pela resistência encontrada na implantação de ações administrativa sque demandam, muitas vezes, um distanciamento dos sócios de sua efetiva atividade profissional.
 
Ademais, a implantação da gestão profissional pressupõe a realização de investimentos em pessoas e infraestrutura específicos para esta finalidade, o que nem todos estão dispostos a fazer.
 
Entretanto, os benefícios fazem do investimento um acerto. O escritório passa a se desenvolver de uma maneira mais estruturada, adotando processos para melhorias constantes que serão refletidas nosserviços prestados aos clientes e na rentabilidade final da operação.
 
Incluem-se em referidos processos a criação de instruções de trabalho com fluxogramas detalhados, diante dos quais os colaboradores passam a ter uma percepção mais clara da cultura organizacional e da forma como se desenvolvem todas as atividades no escritório.
 
Por fim, o aproveitamento de todos os dados gerados pela gestão eficiente irá proporcionar um knowhow que favorece o processo de melhoria constante, trazendo assim um diferencialem um mercado bastante competitivo.
 
Concluímos então que a adoção de uma mentalidade empresarial é um relevante fator diferencial no segmento da advocacia, onde as exigências dos clientes são cada vez maiores e o tempo cada vez mais valioso.
 
Pedro Henrique Demattei de Melo é Estagiário da Jorge Gomes Advogados, Graduando em Administração na Faculdade de Direito de Presidente Prudente (Toledo Presidente Prudente/SP).
