A Representação Política

Das três características inerentes ao Sistema Republicano (eletividade, periodicidade e responsabilidade), aquela que implica, a nosso ver, com maior significância na atuação dos governantes, é a responsabilidade dos mesmos no exercício de seus respectivos mandatos. Entretanto, não obstante a existência do mencionado requisito para o desempenho da função pública, o que presenciamos na realidade, é…

Veja mais ›

CAT. PORTARIA Nº 79, DE 15/10/2021. ALTERAÇÃO DA PORTARIA Nº 42 DE 2018. RESSARCIMENTO E COMPLEMENTO DO ICMS/ST. O CONTRIBUINTE VAREJISTA TEM O DIREITO AO RESSARCIMENTO QUANDO A VENDA OCORRE NUM PREÇO INFERIOR A BASE DE CÁLCULO DA RETENÇÃO.

O estado de São Paulo através da Portaria CAT Nº 79 DE 2021 alterou a Portaria CAT Nº 42 DE 2018, que numa regra geral, trata do ressarcimento e complemento do ICMS ST. Como já era esperado pelos contribuintes, em razão da alteração promovida no art. 265, I do RICMS/SP, foi regulamentado o complemento do…

Veja mais ›

STJ decide que incide IOF sobre operação com contrato de câmbio simultâneo – 05/11/2021

Por unanimidade, os ministros da 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram que incide o IOF-Câmbio sobre operações com contrato de câmbio simultâneo da empresa Autometal. Nessas operações, houve transferência de participação societária da subsidiária brasileira para a estrangeira e vice-versa. A empresa argumenta no REsp 1671357/SP que se trata de um contrato…

Veja mais ›

Juízes devem buscar saída consensual em conflitos tributários, diz CNJ – 04/11/2021

Os juízes que atuam com demandas relacionadas ao direito tributário devem buscar, sempre que possível, as soluções consensuais do conflito, estimulando a negociação, a conciliação, a mediação ou a transação tributária. A recomendação é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e compõe ato normativo aprovado na 95ª sessão virtual, concluída em outubro. Na recomendação, o…

Veja mais ›

Câmara Superior do Carf livra contribuinte de multa de 150% – 03/11/2021

A Câmara Superior, última instância do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), liberou uma empresa autuada por uso indevido de ágio de ter que pagar multa qualificada – de 150% sobre o valor da dívida. É o primeiro precedente favorável aos contribuintes nesse tema, segundo advogados. A decisão, que só tratou da penalidade, se deu…

Veja mais ›