REFORMA TRIBUTÁRIA E OS SERVIÇOS DE BASE TECNOLÓGICA

A Reforma Tributária, implementada a partir das mudanças introduzidas pela Emenda Constitucional nº 132/2023 e pela Lei Complementar nº 214/2025, representa uma mudança estrutural na tributação sobre o consumo no Brasil, com efeitos que vão além da adequação fiscal e alcançam diretamente os modelos operacionais de negócio. Os tributos ICMS, ISS, IPI, PIS e COFINS…

Veja mais ›

CARF. IRPJ. STF. TEMA 736. MULTA ISOLADA. NEGATIVA DE HOMOLOGAÇÃO. COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA. PENALIDADE PECUNIÁRIA.

Leading Case: Recurso Voluntário n° 11080.731366/2017-54 Título: Aplicabilidade de multa isolada em razão de negativa de homologação de compensação tributária. Descrição: Recurso voluntário, contra acórdão da DRJ que julgou improcedente a manifestação de inconformidade contra notificação de lançamento que trata de Multa por compensação não homologada (§17 do artigo 74 da Lei nº 9.430/96), cujo…

Veja mais ›

RFB AFASTA COBRANÇA RETROATIVA DE IOF SUSPENSO POR DECISÕES JUDICIAIS – 18/07/2025

Receita Federal esclarece que instituições não devem recolher retroativamente o IOF referente a normas suspensas por decisões do STF; regras atuais devem ser seguidas a partir de julho. A Receita Federal informou, nesta quinta-feira (17), que instituições financeiras e outros responsáveis tributários não precisarão recolher, de forma retroativa, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) referente…

Veja mais ›

RECEITA AUTORIZA CRÉDITO DE PIS/COFINS SOBRE FRETE – 16/07/2025

Solução de Consulta nº 90 da Coordenação-Geral de Tributação marca mudança de interpretação do Fisco. A Receita Federal autoriza o aproveitamento de créditos de PIS e Cofins sobre frete contratado para o transporte de insumos vendidos com alíquota zero. O entendimento consta na Solução de Consulta nº 90 da Coordenação-Geral de Tributação (Cosit), que orienta…

Veja mais ›

STF DECIDE QUE PIS/COFINS INTEGRAM BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE RECEITA BRUTA – 15/07/2025.

Em matéria com repercussão geral, Tribunal aplicou entendimento adotado em relação a outros tributos O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é válida a inclusão dos valores relativos ao PIS e à Cofins na base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB). A decisão unânime foi tomada no julgamento do Recurso Extraordinário…

Veja mais ›