Tema 1348: STF pode redefinir as regras de ITBI na integralização de capital

O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) voltou ao centro do debate jurídico e tributário, especialmente no contexto do planejamento sucessório e patrimonial. Isso porque o Supremo Tribunal Federal iniciou o julgamento do Recurso Extraordinário 1.495.108, Tema 1348 da Repercussão Geral, em que irá decidir se há ou não incidência de ITBI na integralização…

Veja mais ›

STJ. AGRAVO INTERNO. PROCESSUAL CIVIL E TRIBUTÁRIO. AUTONOMIA JURÍDICA. RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA. EFEITOS DA CONCESSÃO DE SEGURANÇA. DESPROVIMENTO DO RECURSO.

Leading Case: AREsp 2605869 / AM Título: Filiais e Matriz – Autonomia Jurídica e Efeitos da Concessão de Segurança Descrição: Agravo Interno em que se discute a autonomia jurídica de filiais em relação à matriz e a possibilidade de extensão dos efeitos de provimento jurisdicional concedido, mesmo quando as filiais não foram inicialmente arroladas na…

Veja mais ›

IOF: ENTIDADES FILANTRÓPICAS TÊM IMUNIDADE DO IMPOSTO, CONFIRMA STF – 15/10/2025

Supremo Tribunal Federal reafirma que a imunidade tributária prevista no art. 150, VI, ‘c’, da Constituição abrange o IOF, inclusive sobre aplicações financeiras de entidades sem fins lucrativos. O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que a imunidade tributária constitucional assegurada às instituições filantrópicas, educacionais e de assistência social sem fins lucrativos também se aplica ao…

Veja mais ›

STJ GARANTE ISS FIXO PARA SOCIEDADES UNIPROFISSIONAIS – 14/10/2025

Sociedades limitadas de advogados, de contabilistas e de médicos, por exemplo, podem pagar o tributo pelo regime diferenciado. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que municípios devem cobrar ISS na modalidade fixa das sociedades uniprofissionais, mesmo que constituídas sob o regime de responsabilidade limitada, contanto que alguns requisitos sejam atendidos. A questão foi julgada…

Veja mais ›

PGDAU nº 17 amplia prazos, opções de parcelamento e descontos em débitos com a União; veja quem pode aderir – 13/10/2025

Novo edital da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) estende o prazo até janeiro de 2026 e cria modalidades com condições mais vantajosas para regularização de dívidas com a União e o FGTS. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou no final de setembro a prorrogação do prazo para adesão à Transação Tributária, conforme o Edital…

Veja mais ›