LEI COMPLEMENTAR Nº 225/2026 INSTITUI O CÓDIGO DE DEFESA DO CONTRIBUINTE

A Lei Complementar nº 225, promulgada em 8 de janeiro de 2026, institui o Código de Defesa do Contribuinte, estabelecendo um novo marco regulatório para a relação entre o Estado e os contribuintes no Brasil. A norma consolida princípios, direitos, deveres e procedimentos tributários, com foco na ampliação da transparência, no fortalecimento da segurança jurídica…

Veja mais ›

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL FIXA LIMITES À APLICAÇÃO DAS MULTAS ISOLADAS

A Constituição Federal, em seu art. 150, inciso IV, veda que a União, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal utilizem tributos com efeito de confisco. Embora, pelo texto constitucional, tal vedação aparente ser aplicável apenas à obrigação de pagar tributos (por exemplo, impostos e contribuições), a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) já…

Veja mais ›

DESCONTOS NA REGULARIZAÇÃO DE DOAÇÕES DE BENS E DIREITOS NO MATO GROSSO DO SUL

A Lei nº 6.472/2025, sancionada pelo Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, instituiu uma importante oportunidade para contribuintes que necessitam regularizar doações de bens e direitos. A nova norma, já em vigor, tem por finalidade estimular a regularização espontânea dos tributos incidentes sobre as transmissões patrimoniais, oferecendo benefício fiscal relevante àqueles que optarem…

Veja mais ›

DEDUÇÃO EM DOBRO DO PAT: LIMITES LEGAIS E CONTROVÉRSIAS RECENTES

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foi criado com o objetivo de melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores. Para estimular a adesão das empresas, a Lei nº 6.321/76 instituiu um incentivo fiscal que permite deduzir do lucro tributável o dobro das despesas comprovadas com programas de alimentação aprovados pelo Ministério do Trabalho, para fins…

Veja mais ›