PROGRAMA ACREDITA EXPORTAÇÃO E PLANO BRASIL SOBERANO: GOVERNO AMPLIA INCENTIVOS FISCAIS PARA EXPORTAÇÕES DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

A Receita Federal do Brasil (RFB) divulgou que Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), inclusive optantes do Simples Nacional, que integrem a cadeia de produção de bens exportados podem recuperar créditos tributários federais decorrentes dessas operações em percentual ampliado pelo Plano Brasil Soberano. Por meio da Lei n.º 216/2025, a medida nomeada como…

Veja mais ›

Tema 1348: STF pode redefinir as regras de ITBI na integralização de capital

O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) voltou ao centro do debate jurídico e tributário, especialmente no contexto do planejamento sucessório e patrimonial. Isso porque o Supremo Tribunal Federal iniciou o julgamento do Recurso Extraordinário 1.495.108, Tema 1348 da Repercussão Geral, em que irá decidir se há ou não incidência de ITBI na integralização…

Veja mais ›

ICMS-ST: Mudanças em 2026 Exigem Ação Antecipada das Empresas

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) deu um passo estratégico na preparação para a Reforma Tributária ao publicar, em 2 de outubro de 2025, as Portarias SRE nº 64 e 65/2025. As medidas representam uma profunda alteração na sistemática de apuração e recolhimento do ICMS para diversos setores econômicos, com efeitos…

Veja mais ›

AVANÇO DO PLP Nº 108/2024 ANUNCIA O INÍCIO DA REFORMA TRIBUTÁRIA

Em meio às discussões sobre a Emenda Constitucional nº 132/2023, que instituiu a Reforma Tributária no ordenamento jurídico brasileiro, e a Lei Complementar nº 214/2025, que a regulamentou, o texto do Projeto de Lei Complementar nº 108/2024 foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na última semana. Pela regra, o PLP agora…

Veja mais ›

REFLEXOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA NAS OPERAÇÕES DE LOCAÇÃO DE IMÓVEIS REALIZADAS POR PESSOA JURÍDICA

A reforma tributária, introduzida pela Emenda Constitucional 132/2023 e regulamentada pela Lei Complementar 214/2025, representa uma das maiores transformações já implementadas no sistema tributário brasileiro. Inspirada em experiências bem-sucedidas do direito comparado, a nova sistemática adota o modelo de Imposto sobre o Valor Agregado (IVA), com o objetivo de simplificar e tornar mais eficiente a…

Veja mais ›

TJMT AMADURECE JURISPRUDÊNCIA SOBRE A IMUNIDADE DO ITBI NAS OPERAÇÕES DE INTEGRALIZAÇÃO DE CAPITAL SOCIAL

O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) incide sobre a transmissão onerosa de bens imóveis, nos termos do artigo 156, inciso II, da Constituição Federal. No entanto, quando a transferência é realizada com a finalidade de integralização de capital social em pessoa jurídica, a incidência do imposto encontra limites constitucionais expressos, que deveriam garantir…

Veja mais ›